- Ano: 2011
-
Fotografias:Yiorgos Kordakis
Verão nas ilhas gregas é estar sempre ao ar livre. O objetivo do projeto desta casa é fundir os espaços internos e externos, maximizando os benefícios de ambos e minimizando o impacto sobre a paisagem circundante.
Para evitar volumes de blocos que dividem e dominam os espaços, planos horizontais são inseridos no declive, oferecendo níveis para banhos de sol, espaços para dormir e comer, bem como uma vasta área aberta de sombra. Estes esfriam e sombreiam os espaços abaixo, enquanto permitem o fluxo de luz solar e mantém a deslumbrante vista de 270 graus sobre o litoral. Os espaços entre os planos são definidos por vários painéis flexíveis e telas de vidros. Espaços designados para cozinhar, alimentar-se e de relaxamento são afastados entre si para proporcionar conforto sem sacrificar a abertura.
A piscina é estrategicamente posicionada para apreciar a vista, mas também criar uma brisa refrescante sobre o terraço e para a casa, enquanto o vento norte flui para cima e sobre sua superfície. Painéis fotovoltaicos alimentam a energia mecânica para a piscina e as águas cinzas são recicladas e utilizadas para irrigação, descargas de vasos sanitários e reserva para incêndio. A paisagem é respeitada e continua ao longo do plano de telhado verde, arrastando-se ao longo dos limites do local e penetrando verticalmente através da cobertura, como árvores que já exisitiam no espaço.
A poderosa identidade dos planos concretos criam uma forte narrativa na medida em que se aproxima da casa desde a estrada costeira que serpenteia abaixo. De longe, os planos são distintamente separados, mas na medida em que se chega perto da casa, da lateral, as perspectivas alteram-se, fechando a distância entre eles. Na chegada e ao entrar no espaço, eles afastam-se novamente, abrindo-se para revelar a vista deslumbrante e deixar passar o fluxo de ar fresco.